http://www.aboi.org.br/comunity.jpg
Olá pessoal,Já temos os cinco blogueiros oficiais. Eles são: Valentina, Carlos, Fabio, Joaquin e Ulisses. Eles tem a tarefa de serem formadores de opinião, animadores, educadores e críticos, e vocês, como comentaristas, de serem seus auxiliares, animadores e críticos, tudo para a dinamização e melhor aproveitamento de todos. Lembre-se que a cada comentário você recebe 5 pontos, e que você pode chegar a 50 pontos.
BOM TRABALHO PESSOAL.
4 comentários:
Acolhendo o convite de Germano, queria quebrar o gelo dos nossos debates com um pequeno comentário “extracurricular”! Extracurricular e, tal vez, muito subjetivo.
Num vídeo dos anos ´70 (Powers of Ten) que põe em paralelo o espaço sideral e o micromolecular repite-se: “o vazio é o normal...”.. Logo, o trecho de um filme, (“Os Deuses devem estar luocos”) que compara a sociedade contemporânea com uma idílica aldeia indígena, mostra-nos a pergunta do ser humano perante de uma mudança de paradigma: os deuses erraram ou ficaram loucos?
A maravilha e o absurdo. Assim sintetizava minhas sensações ao ver e ao ouvir colocações, comentários, opiniões. Maravilha-me enormemente a bagunça no centro de BH, tão real, tão próxima que dá asfixia! Maravilha-me que esta bagunça seja a exceção no vazio que nos envolve e nos “preenche”. Maravilha-me e assusta-me viver e pensar-me cristã neste terceiro milênio, cheirando o poder das biotecnologias, percebendo a minha ignorância perante tal “objeto maligno”, constatando suas potencialidades e seus “feridos” e reconhecendo as perguntas que desafiam minha fé: o que constatamos é o vazio... onde está Deus? Ele errou o ficou louco...???
Desejo a todos que este curso seja lugar de perguntas e respostas, espaço em que nos deixemos inquietar por nosso mundo e suas questões mais candentes.
Muito interessante Valentina,umas das questões culturais que acontecem é o embate entre a imanência da visão de mundo dada pela ciência e tecnologia, e os apelos à transcendência, dado pelas religiões, por certas compreensão filosófica, e pelas culturas tradicionais.
Valentina! Muito obrigado pela bela imagem da bagunça no centro de BH!Estava eu no centro de BH observando a multidão que passava e fui tomado por uma extranha certeza: não eram mais pessoas desconhecidas mas cada um me parecia uma história. Era uma multidão de histórias e porque não deizer uma multidão de mundos diversos caminhando! Lembrei-me disso na aula de hoje com aqueles filmes sobre o universo e "os deuses devem estar loucos". fiquei pensando... será que "os deuses" estavam loucos quando nos criaram?. Acredito que este curso de bioética vai me ajudar a ver de forma mais ótimista a absurda loucura da existência.
sobre o vazio! Encanta-me perceber-me "cercado" ou atravessado pelo vazio: do vazio quântico ao vazio sideral!Lembrei-me do que nos disseram que Deus cria e se separa da criação. Ele não fica fusionado com a criatura! Deixa um "vazio" entre o criador e a criatura.Tenho pensado que este "vazio" é intervalo da liberdade!
Ontem, no meu comentário, escrevi extranho com x. Foi proposital, mas faltou o complemento. "fui tomado por uma ex-tranha(arrancado de minhas entranhas)certeza..."
Para não esquecer: estranha se escreve com s! Um bom dicionário ajuda! rs rs
Postar um comentário